terça-feira, 29 de maio de 2012

A torta de morango e um cantinho para chamar de meu.


Tudo começou semana passada, quando estava fazendo macarrão caseiro e a moça que trabalha comigo disse que nunca havia experimentado massa caseira, eu perguntei o porquê disso e ela me disse que achava que era uma coisa muito difícil e complicada de se fazer. Então eu pensei comigo “Por que é complicado?” Acho que é só por falta de conhecimento. Então eu pensei em fazer esse blog, não que eu me considere um “ás” na cozinha e sim por que eu sou curiosa e adoro cozinhar... Então, esse é um relato das minhas experiências. Espero que gostem.
Essa receita é uma adaptação, a massa é da Donna Hay, uma massinha que fica fininha e crocante

Massa “basic shortcrust pastry”

2 xicaras de chá de farinha de trigo

145 gramas de manteiga

2 ou 3 colheres de sopa de agua bem gelada

2 colheres de sopa de açúcar granulado

Comece aquecendo o forno em 180º.  Donna Hay usa o processador de alimentos, juntando a farinha, o açúcar e  a manteiga primeiro até formar uma farofa, depois ela vai adicionando a agua gelada até a massa se tornar uniforme. Eu não possuo processador, então eu fiz a massa na mão mesmo. É muito importante a manteiga estar bem gelada assim como a agua. Você começa esfarelando a manteiga com a farinha e o açúcar até virar uma farofinha com a ponta dos dedos, depois vai juntando a agua até ficar uniforme. Embale a massa em plástico filme e deixe descansando na geladeira por 30 minutos.

Depois de pronta é só abrir a massa com um rolo de macarrão até ela ficar com a espessura de 3 mm, bem fininha, se você quiser pode fazer furinhos em todo o fundo da assadeira para que a massa não infle, eu coloco papel manteiga por cima com grãos de feijão ou arroz durante os primeiros 10 minutos , depois eu tiro e deixo a massa ficar no forno por mais uns 5 minutinhos ou até dourar. Reserve

Creme

400 ml de leite

3 gemas

1 lata de leite condensado

1 colher de chá de amido de milho

Junte as gemas, o leite condensado e o leite com o amido diluído nele. Coloque em uma panela e vai ao fogo até engrossar, coloque em outro recipiente coberto com plástico filme para que não se forme película. Reserve até esfriar completamente.



Depois eu lavei e cortei no meio uma caixinha de morangos, derreti cerca de 100 gramas de chocolate amargo (cacau a 55%) mas você pode usar o chocolate que preferir.

Na montagem pegue a massa, recheie com o creme e distribua os morangos cortados, depois é só finalizar com o chocolate, eu coloquei dentro de um saquinho e cortei a ponta depois fui colocando aleatoriamente. Pronto!

Agora é só se lambuzar.

0 comentários: